Que horas ficou tarde para mudar? Que horas, tarde ficará, para não conseguir mais mudar?

domingo, abril 4

Mendigo Prateado

É impressionante o potencial do povo e da midia de transformarem certas coisas no drama da vida real.

Há alguns dias atrás, aqui em Porto Alegre, um mendigo (Vanderlei Pires) de rua foi pintado com tinta prata enquanto dormia nas ruas de Porto Alegre. O caso virou polemica da noite para o dia, atraindo a atenção do povo e, mais ainda, dos advogados "porta de cadeia" de todo o Estado.

Houve, também, a suspeita de que alguém tivesse urinado no pobre coitado. Bom, isso, sim, é desumano. Mas vamos analizar o resto.

Primeiro: NINGUÉM questiona o motivo daquele homem estar dormindo na rua, e muito menos não ter acordado enquanto acontecia o ato. Bom, onde estão os abrigos para moradores de rua da capital?

E, graças ao porta de cadeia que viu a oportunidade de encher o bolso (e não resgatar a dignidade que já havia sido perdida pelo próprio Vanderlei), alguém vai acabar pagando caro por isso.

Pensando melhor... de que adianta falar no assunto quando minha cabeça está cheia de perguntas que, sempre que tento pensar no caso, barram meu raciocínio impedindo que eu chegue a alguma conclusão.

Então...

A partir de agora eu vou indagar, e parar de analizar o ocorrido, pois, somente com as respostas das perguntas abaixo, é possível transformar um pequeno ato de desrespeito em "o drama da vida real".

Ah, e uma observação.... ainda bem que não botaram fogo no coitado.

Estes, sim, são os grandes problemas!

Onde este homem pode tomar banho?
Onde ele pode comer?
Estaria, ele, extremamente bêbado para não ter percebido que estava sendo pintado?
Onde ele conseguiu o dinheiro pra bebida?
Por que ele dorme na rua?
Onde está a assistência social?
Onde estão e, o que ocorre com os abrigos de Porto Alegre?

Que foi sacanagem... foi.
Mas a grande vergonha é a estrutura de nossa cidade.
Foco, povo. FOCO!
...

Nenhum comentário: