Que horas ficou tarde para mudar? Que horas, tarde ficará, para não conseguir mais mudar?

quarta-feira, fevereiro 28

Uncle Sam ou Tio Samuca?


Todos nós, inclusive eu, temos mania de usar palavras em inglês no nosso idioma. Seja para música, para uma frase ou qualquer outra coisa. Mas fazendo isso, não estaríamos nós desvalorizando o nosso português?

Nos EUA por exemplo, temos a Apple. Será que alguém levaria a sério uma empresa de tecnologia chamada Maçã?! Dificilmente. Isso ocorre muito com nome e letras de músicas. Ben Harper tem uma chamada Please Bleed, ou, Por Favor Sangre. Não é o tipo de título que faria sucesso por aqui mas em compensação, todos cantam e não notam que muitas vezes, as letras se parecem com aquelas que viramos a cara por aqui.

Talvez se dessemos mais valor a nós, ELES copiariam a gente. Mas aos poucos estamos perdendo este valor. Aos poucos palavras em inglês vão tomando conta do nosso cotidiano sem a gente notar. E também sem notarmos, estamos enfraquecendo nosso rico idioma.

Nossos compositores são a prova de que somos fortes em relação a nossa língua. Não se vê toda hora músicas traduzidas para o inglês, e em contra partida, ELES procuram nossos músicos para gravarem juntos. Não só é uma melodia complicada e linda, comos as letras são verdadeiros poemas capaz de tocar e mudar a vida das pessoas.

Por que Johnny's Bar faria mais sucesso que o Bar do João? Essa resposta está na nossa cultura. Na cultura de estarmos bem com nós mesmos, a vontade com nosso português.

Não to metendo pau com esse texto, estou apenas chamando a atenção. Podemos valorizar mais. Eu sou uma pessoa que usa em diversas ocasiões alguma expressão em outra língua.

Outra coisa para se pensar....você compraria um aplicativo de computador chamado Janela? Poderia comprar, mas pensaria bastante. Essa "Janela", é a mais bem sucedida do mundo. Eles chamam de janela e tem orgulho disso. Será que soa estranho para eles?

Será que um dia, um local chamado Polenta Frita de Porto Alegre fará sucesso por aqui, como faz o Kentucky Fried Chiken (galinha frita de Kentucky) no mundo todo?! É difícil, mas quanto mais rápida a valorização do nosso português, masi rápido seremos vistos e lembrados lá fora. Tá na hora de inverter a situação.

Shell - Concha

Apple - Maçã

Windows - Janelas

IronMan - homem de ferro (relógio)

Goodyear - BomAno (pneus)

Virgin - não requer tradução...nome de uma das maiores gravadoras do MUNDO.

Hard Rock Café - Café Rock Pesado

E-Mule - Mula Eletrônica

...e assim vai.

Nenhum comentário: