Que horas ficou tarde para mudar? Que horas, tarde ficará, para não conseguir mais mudar?

quinta-feira, abril 12

Censura justa?

Quem não adorava as propagandas de cigarro, onde um cowboy (não os de Brokeback Mountain), montado em seu cavalo explorava mundos maravilhosos onde a grama era linda e verde como nunca, as lagoas e rios calmos e cristalinos, os bichos livres pastando e uma trilha sonora a la Indiana Jones...esse queridos leitores...era o mundo de Marlboro.



Brinquei um pouco neste primeiro parágrafo, mas as propagandas de cigarro seguiam diferentes linhas de comunicação. As do Free - questão de bom senso -, buscavam falar com os jovens e sua maneira de ser. O Carlton usava imagens mais atraentes, buscando um público mais requintado e mais velho. Enfim, diferentes tipos de comunicação para diferentes tipos de pessoas.

Mas, desde 2000, não vemos mais nada disso na televisão ou revistas, exceto, alguns cartazes pequenos nos pontos de venda.

Se você, até aqui, concordou com a lei e não está entendendo o propósito deste post, segue alguns dados para clarear um pouco a idéia:

O fumo mata 420.000 americanos por ano. Mais ou menos, a mesma média brasileira.

Agora, um dado que, pra mim, é o mais interessante em relação a acidentes causados por consumo de bebidas alcoolicas:
"Última pesquisa do Denatran dá conta de que são R$ 22 bilhões por ano gastos com tratamento de feridos, incluindo internação, 34 mil mortos, 400 mil feridos."

Em outras palavras, IGUALMENTE alarmante.

Agora vem a pergunta...e as propagandas de cerveja, que enchem os olhos dos JOVENS (e não velhos fumantes) com mulheres semi-nuas, festas, praias e o levam a beber até bater em um poste? Essas propagandas podem? Por que?

Acho que, apesar do atraso, vivemos em uma sociedade onde somos grandinhos para escolher entre fumar, beber, ambos ou nenhum. Mas onde está a lógica nessa proibição? Preservar a vida? De quem? Porque, até onde eu sei, a cada feriado e a cada dia, mais e mais jovens vêm morrendo no transito devido ao consumo de cerveja, uisque,...

Qual a solução? Proibir ambos ou liberar novamente o cigarro?

Nos países MAIS desenvolvidos, como Chile, EUA, Canadá, não existe essa proibição. As propagandas de cigarro podem ser vistas em outdoors deslumbrantes e gigantescos. Mas a opção de consumir aquele produto, é toda sua. Assim como somos capazes de DECIDIR O FUTURO DE UM PAÍS com 16 anos, somos capazes então, de saber escolher o que queremos.

Breve observação: o ator (um deles) que fazia as propagandas da Marlboro, morreu por consequencia do cigarro.
É para deixar claro que não estou defendendo o cigarro ou a bebida, mas nossa própria liberdade de escolha.



OBS: os dados sobre acidentes sob embriaguez, são de rodovias federais. Não estão entre eles, os dados regionais, que neste ano principalmente nos feriados, foram demasiadamente altos.
Fonte de pesquisa: http://www.infoseg.gov.br/renaest/listaNoticiaPublicada.do?op=noticia.publicada.listaEstatistica




Nenhum comentário: