Que horas ficou tarde para mudar? Que horas, tarde ficará, para não conseguir mais mudar?

terça-feira, maio 22

Geração Coca-Cola, já era! Bem - vindos à Geração Bitola

O MSN.
Esta coisa pegou, e pegou forte.
Alguém lembra do ICQ (i seek you)? Talvez, os mais velhos. A nova geração, calculo os nascidos a partir de 86 - mais ou menos - não devem ter ouvido falar. Este foi, talvez, a mais famosa ferramenta de conversa instantanea até a chegada do Microsoft Service Network.


Hoje em dia, nem eu, que era um fã deste programa, sei se ainda existe para download. Acabei , também, me rendendo ao MSN. O GoogleTalk está aí. Não podemos duvidar de nada sobre a Google.

Mas o que venho escrever, é que o MSN está se tornando uma importante ferramenta de trabalho, ao mesmo tempo que, um preocupante meio de relacionamento.

No meu trabalho, assim como em muitos (muitos mesmo) outros, o MSN é liberado para uso profissional. É rápido. A resposta é imediata. Não há gasto com telefone. O envio de arquivos, assim como a recepção do mesmo, é dinâmica. Você lida, conforme sua capacidade, com vários assuntos ao mesmo tempo. Enfim, uma excelente ferramenta profissional. Excelente até que...

Você tenha, no mesmo MSN que usa profissionalmente, muitos amigos. Para quem se dispersa com facilidade, acaba atrapalhando. Hoje em dia, o mercado de trabalho está cada vez mais novo. A mão de obra dos estagiários, é barata e este, é um grande problema. As empresas acabam proibindo a utilização do mesmo, devido ao mal uso por parte de determinadas pessoas. Geralmente, os mais novos.

Conheço pessoas que não vivem sem o MSN. Mesmo não estando em casa, procuram um computador para se conectar. O tempo de ler um livro, não existe mais. O tempo de ver programas jornalísticos na TV, também estão perdendo espaço para este aplicativo. Fato que ocorre também com o ORKUT.

Não só, acaba com a vida social da pessoa, mas esta pessoa, não percebe. E quando avisada, quando chamamos a atenção para estes fatos, nada se leva em conta. Parecemos os nossos pais nos avisando sobre determinado assunto do tipo "não pula daí", "solta esse bastão", "não bate nele", etc.

Então me pergunto: se o futuro do país são os jovens de hoje, e os jovens estão cada vez mais bitolados, qual o futuro deste país?

Coloque-se no lugar de espectador. O ORKUT, perdeu o propósito de reencontrar os amigos e deu lugar para o "eu tenho mais amigos". Isso se, você Fulana, não encontrar outro perfil seu, mas como uma prostituta, dançarina ou qualquer outra coisa que prejudique sua imagem, afinal, é muito fácil salvar uma foto e fazer outro perfil. Não é verdade?

Vivemos um descontrole virtual e familiar. Os filhos, não mais usam a cabeça - neste caso, inteligência (olha o tom irônico aí) - e os pais, não mais tem o controle. Até que ponto a internet nos favorece? Claro que proibir, como sempre falo, é errado. Mediar? Não adianta, mediador não é usuário. Esperar pra ver o que acontece? Iiih, talvez seja tarde demais.

É difícil saber as atitudes certas a serem tomadas. Uma geração inteira está ficando bitolada. Pensam cada vez menos. A situação se agrava. A velocidade é alarmante. Parece um filme. Mas é realidade.

Nenhum comentário: