Que horas ficou tarde para mudar? Que horas, tarde ficará, para não conseguir mais mudar?

sexta-feira, maio 18

Sob Influência


Há algum tempo atrás, escrevi sobre a propaganda de cerveja X propaganda de cigarro.
Alguns dias depois, lí uma matéria a respeito de algumas censuras a serem implantadas nas propagandas de cerveja.

Infelizmente não lembro o nome da pessoa que falou sobre o assunto e, falou também, de Zeca Pagodinho.
Ele foi infeliz na escolha das palavras, após seus comentários, acabou se explicando e pedindo desculpas para o cantor.

A questão é que ele estás certo em pedir desculpas, por ter se expressado errado, mas principalmente, por querer censurar tais comerciais.

Em questão, está o horário o qual seria permitido a transmissão e, a proibição do uso de artistas nessas propagandas.
Concordo, plenamente. Isso, deve ser estudo.

Um amigo meu, o Caco, em seu blog - balaodeluz.blogspot.com - escreveu sobre as influências dos atores sobre as pessoas que os vêem. Parece que, a questão do cigarro em filmes, também sofrerá censuras.
Os atores, nada mais são, que intérpretes de sonhos. Quando vamos ao cinema, de alguma maneira, nos identificamos com o que vemos e isso, nos influência mais que imaginamos.
Se uma criança/adolescente - digamos, de 10 a 16 anos -, vê determinada propaganda e realiza a compra do produto, podemos dizer que ela foi influenciada.
Nota: a propaganda tem até um minuto, um filme, até três horas.

Agora, imaginem esses mesmos adolescente/crianças, vendo todos os atores "globais" e mais duas dúzias de mulheres semi-nuas, carros, praia, música, diversão...

Corrijam-me se estiver errado, mas instigará o desejo destes jovens, futuros adultos, ao consumo de álcool. E, como escrevi no post anterior, o índice de mortes por embriaguez, é alarmante.

Mas, estamos aí né? Brasil. O que fala mais alto, são as grandes companhias e a grande quantidade de dinheiro que elas têm mas, principalmente, o interesse dos responsáveis.
Afinal, alguem ganhou, e muito, com a probição dos comerciais de cigarro. Até porque, dinheiro, a Souza Cruz, por exemplo, tem de sobra.

Mas, enquanto isso, pra variar, esperaremos. Ficamos no aguardo dos respónsáveis. Deixamos as vidas dos nossos filhos nas mãos do tempo. Tempo de espera. Tempo de decisão da parte interessada.

A quem interessa? Ao povo?
Não. Ao interessado.
Quem é, o interessado?
Nada mais, nada menos que "eles".
Quem são "eles"?
Apenas "eles". Os vemos toda hora na TV, jornal, escandalos...


OBS: Continuo dizendo: não sou a favor de proibição nenhuma. Mas sim, pela volta da propaganda de cigarro mediante medidas, como terá as de cerveja.
Liberdade de escolha.
Se tudo se proibir, que volte a ditadura. Pelo menos, naquela época, não pagava-se salários de deputados, vereadores, presidente...

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