Que horas ficou tarde para mudar? Que horas, tarde ficará, para não conseguir mais mudar?

segunda-feira, maio 28

Para Santana.


O Paulo Santana, é um comentarista/cronista - principalmente de futebol - aqui de Porto Alegre. Este, participa de programas de rádio, tem um tempo diário para seus comentários no Jornal do Almoço (TV) e uma coluna na Zero Hora, principal jornal da cidade. Santana é gremista. Mas, diferente - e muito - de Paulo Roberto Falcão, um Colorado imparcial e de extrema intêligencia não só em assuntos gerais, mas principalmente sobre futebol, Santana deixa seu fanatismo transparecer de maneira exagerada. Falcão, por sua sabedoria, é o mais inteligente comentarista da Globo. Eu disse, Globo.
Em sua coluna, um dia após a vitória do Grêmio sobre o Defensor, pela libertadores, Paulo Santana escreveu em sua coluna, 250 vezes "Imortal Tricolor". Essa foi sua coluna.
Ao meu ver, 250 palavras desperdiçadas por uma pessoa que tem a oportunidade e os meios para se comunicar com milhares de pessoas.

Segue, abaixo, um e-mail que escrevi para ele que, obviamente, jamais se tornará público. Afinal, não é de seu interesse. Acredito que deva ter lido, enviei ao endereço que consta na Zero Hora. Resposta? Nenhuma. Mas não faço questão, considerei meu e-mail um descargo de consciência.

Segue:

"Eu ainda perco tempo em, ao abrir o jornal, ver o que esta escrito na tua coluna. Me admira uma pessoa com voz para se comunicar com milhares de gaúchos e mais muitos brasileiros, usar seu espaço no jornal e televisão, para expor seu fanatismo descontrolado. Ok, muitas vezes, defendes teu povo das injustiças que sofremos, mas teu brilho se apaga quando fala do Grêmio. Não por ser o Grêmio e eu por ser Colorado que digo isso, mas porque tu exageras! Demais! E nós, do Internacional, temos que te ouvir sem ter o direito de ser escutado depois. Como fiquei feliz em ver tua buzina falhar, ao vivo. Mas, o que mais irrita, fora ouvir tuas idiotices tricolores, é saber que não há um colorado com o mesmo tempo disponível (na TV) para defender o Inter e/ou rebater tuas extravagâncias. Com certeza, de nada adiantará este e-mail, senão, apenas como descargo de consciência, afinal, estás há muito tempo na RBS para que tomem alguma atitude. A mais sensata, e insisto nisso, seria dar o mesmo tempo que tu tens, a um colorado. Fica aqui meu protesto, mesmo que tu não leias. E, se sobrar um tempo, me responde, Santana: quem disse que tu canta bem? Só não me dê nomes de famosos, afinal, simpatia para idosos com determinada deficiência, é comum ocorrer. Fico pensando se sou o único a escrever te criticando mas sei que não, é que tu não publicas. Tu filtra. Tu manipulas tua imagem. Tenha vergonha na cara e faça bom uso das tuas palavras. Vivemos numa época que palavras sábias são necessárias. Futebol, é pão e circo. Todos já sabem do teu fanatismo. Teu minuto de silêncio, no futuro, está garantido. A vida, é muito mais que isso."

-------

O caso da buzina.

Santana, após uma das vitórias do Grêmio, levou uma buzina - aquelas que tocam o hino do time - ao Jornal do Almoço. Ele planejava deixar tocando o Hino do Grêmio.
Para alegria de muitos, a buzina falhou diversas vezes. Ele desistiu.

4 comentários:

Anônimo disse...

ELE ESQUECEU QUE ESCREVE PARA UM JORNAL. DEVIA TER TRANSFORMADO SUAS EMOÇÕES EM BELAS PALAVRAS. INFELIZMNETE NÃO FOI CAPAZ.

LFC

Anônimo disse...

CORRIGINDO: INFELIZMENTE

ASS: REVISOR LFC

Anônimo disse...

somente um imbecil para criticar o Paulo Santanna, se fosse escrito por um colorado tu aplaudirias! alem de colorado tu deve ser comunista! na verdade tu nao passa de um filhinho de papai, mimado!alias o papai espinosa!

Daniel Paxeko disse...

or Inveja, favor escrever Sant'ana corretamente.
Favor ser homem de verdade e escrever para danielpaxeko@gmail.com
Não vamos deixar assuntos pendentes.
Abraço.