Que horas ficou tarde para mudar? Que horas, tarde ficará, para não conseguir mais mudar?

quinta-feira, março 1

Pirataria


Estava a ler a Zero Hora e novamente me deparo com uma matéria que me irrita. Irritar, no sentido de mostrar só um lado da moeda. Pirataria.

O Humberto Trezzi, que é quem assina a matéria, diz que a pirataria prejudica a economia brasileira e mundial, claro. Mas vamos com calma... por que a pirataria aqui no Brasil, movimenta milhões de reais? Será que somos todos pessoas más e simplesmente gostamos de ferrar os outros? ou somos nós, pessoas que passamos a vida pagando taxas, impostos e tarifas que somam 50 POR CENTO do valor de determinado produto e estamos cansados disso?

Este jornalista, diz em sua matéria que pagamos 10% do valor de um DVD original e por isso optamos pelo pirata. Bom, eu não sei onde ele compra DVD e nem quero saber, mas os piratas custam de 10 a 20 reais enquanto originais vão de 39,90 até 900 reais, preço de um windows por exemplo. 900!!! Bom, entre 900 e 10...hmmm...qual eu pego?

A banda Calypso (juro que não escuto e não sei se se escreve assim), vende seus CD's a 10 reais! Eles vendem MUITO!!! Não é a toa que rodam o Brasil e fazem shows internacionais. Não é um grande exemplo, mas é um ponto de discussão a respeito de CDs custarem mais de 30 reais. Isso se for nacional e olhe lá.

Em uma época em que as coisas de graça dão dinheiro (gmail, youtube, AOL Radio...) tem gente que insiste em subir preço e inventar moda. O TERRA tinha musicas gratuitas, hoje, se você quer ouvir alguma tem que pagar uma quantia "simbolica" de 2 reais mais ou menos. Puxa...2 mangos por música! Eu baixo milhões por nada. Ou melhor, escuto a radio da AOL que é muito boa e de graça! Enquanto uns evoluem e ganham muito dinheiro, outros tentam ganhar dinheiro pra evoluir.

No meu ponto de vista ta funcionando assim: o governo faz a gente pagar metade de um produto só de impostos e a gente em contrapartida, deixa de pagar os mesmos, adquirindo o produto pirata. O que eu acho engraçado é que eles não dão a mínima pra isso. Eles não cogitam diminuir impostos, pelo contrário, pensam em aumentar e inventar mais taxas. Mas isso não foi falado pelo jornalista. A matéria devia servir para chamar a atenção dos POLÍTICOS e não do povo. Nós, o povo, estamos apenas comprando o pirata, para sobrar dinheiro pra passagem de ônibus que aumenta vez que outra.

2 comentários:

RMS disse...

Meu deus. Disse tudo! Só vou corrigir que a passagens de onibus sobem todo maldito ano e não vez que outra. Os 10 reais que economizamos comprando pirataria não chegam perto dos 80 que gastamos por mes para irmos trabalhar de onibus. Onde será que vamos parar se jornalistas, leia-se a voz do povo, aqueles que são os meios de comunicação, continuarem defendendo produtos originais cobertos de impostos!

Anônimo disse...

GenTe,como é gratificante vermos pessoinhas tão jovens ainda com tanta capacidade de análise ,objetividade e clareza de pensamento e expressão!Parabéns !